Skip to main content

Ao lado de Mike Nichols, Audrey Hepburn e outros poucos nomes, Mel Brooks faz parte do seleto grupo chamado EGOT (Emmy, Grammy, Oscar e Tony). Essa informação já basta para compreender a magnitude do talento de Brooks, provavelmente o diretor mais importante ligado à comédia da história do cinema. Se Woody Allen tivesse seguido na mesma linha de seus trabalhos iniciais, a disputa seria difícil para o nosso escolhido da semana. 

Famoso por suas paródias, Brooks iniciou sua trajetória com duas obras primas que não lhe renderam grandes lucros. Ele ganhou o Oscar de melhor roteiro original por “The Producers” e “The Twelve Chairs” foi elogiadíssimo pela crítica. A fim de dar uma guinada financeira na carreira, Brooks apostou suas fichas numa sátira sobre o velho oeste e virou o queridinho do mundo após “Blazing Saddles”. Ele encontrou sua mina de ouro e, a partir de 1976, só realizou paródias: 

“Young Frankenstein”, “Silent Movie”, “Spaceballs”, “High Anxiety”, “Robin Hood: Men In Tights” e “History Of The World: Part 1”. 

Seus maiores sucessos estão aí e denotam, sem dúvida alguma, um profundo conhecimento e amor pela história do cinema. No entanto, já que citei Woody Allen, diferentemente de seu colega do Brooklyn, que amadureceu ao longo dos anos, Brooks entrou em uma zona de conforto e nunca saiu dela. A maioria dos filmes citados são excelentes, mas a fórmula se tornou inegavelmente repetitiva. Não à toa, na minha opinião, seu ápice como cineasta foi exatamente o início de sua carreira. Aquele Mel Brooks é inimitável, engraçadíssimo e imprevisível. 

Essa, é, claro, apenas a minha opinião. Há quem considere que o seu trabalho melhorou com o tempo, o que é plenamente aceitável. 

A verdade é que nada do que eu diga a respeito desse gênio afetará o seu legado. Grande roteirista, um compositor surpreendentemente fantástico e um diretor subestimado. 

Se você estiver atrás de boas risadas, dê uma olhada em sua filmografia, principalmente nos três filmes com crítica no site.

O que você achou deste conteúdo?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar!