O Natal é o momento do ano em que a família se reúne. Os americanos – mais do que qualquer outra nação – parecem ter entendido e moldado o que seria o espírito natalino.
Não é sobre comer ou fazer compras em determinada data, é um estilo de vida que envolve otimismo, afeto, empatia e carinho.
A maioria dos filmes natalinos tem arcos identificáveis e extremamente significativos. As tramas não precisam envolver diretamente o Papai Noel, como em “Remember The Night”, mas o contraste entre a desarmonia e o calor humano está sempre presente. Isso acontece em “Elf”, “Bad Santa”, “Miracle On 34th Street” e tantos outros.
São obras que, além de colocarem o espectador numa zona de conforto, o fazem refletir e repensar certas atitudes.
O Natal também é a época das crianças, dos presentes e, nesse sentido, não há nenhum filme mais charmoso e empático que “A Christmas Story”.
O tema foi tão explorado que permitiu subversões de gênero, principalmente o terror. “Black Christmas” é um excelente exemplo de uma obra que utiliza a ingenuidade natalina para potencializar o horror e o suspense.
Não poderia deixar de citar “A Felicidade Não Se Compra”, a obra prima que imortalizou o Natal no cinema e que tem crítica no site.
Seja lá qual for a sua preferência, você terá uma vasta opção de filmes nesse final de ano e espero que a nossa playlist os ajude.