Skip to main content

Chegou a hora de falar da cerimônia mais badalada da sétima arte. Não sou maluco de desmerecer o Oscar, no entanto, a verdade é que os prêmios, em sua grande maioria, não vão para os melhores filmes, e, sim, para os que tiveram maior apoio do estúdio e uma campanha de marketing mais agressiva. 

Além disso, o Oscar se notabilizou também por esnobar gênios. Stanley Kubrick, Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, David Lynch, Edward Norton, Tom Cruise, Bill Murray e Akira Kurosawa fazem parte da lista de injustiçados. 

Ainda há aqueles grandes, reconhecidos à unanimidade, que a Academia tardou em premiar, concedendo, no limite, o famoso “Oscar da vez”.

Martin Scorsese, responsável por “Mean Streets”, “Taxi Driver”, “Touro Indomável”, “Goodfellas”, “A Época da Inocência”, “O Irlandês”, entre outras obras primas, foi premiado na cerimônia de 2007, pelo filme “Os Infiltrados”, que é excelente – como tudo que Scorsese realizou -, mas está longe de ser o seu melhor trabalho. O mesmo serve para Al Pacino, que impressionou a crítica e o público com suas interpretações na trilogia “O Poderoso Chefão”, em “Dog Day Afternoon”, “Serpico” e “Scarface”, entretanto, foi premiado apenas na edição de 1993, pelo drama “Perfume de Mulher, que é espetacular, mas está longe de ser a melhor performance de Pacino. 

É certo que a Academia vem mudando de uns tempos para cá, mas, de modo geral, foi preconceituosa, negligenciando grandes diretoras, diretores e atores negros e dando menos valor às atrizes. 

Polêmicas à parte, vamos falar um pouco sobre a cerimônia desse ano, que promete ser a melhor desde a de 2020. A lista de indicados na categoria principal, como de praxe, não é 100% honesta, contudo, há de se elogiar a quantidade significativa de obras extraordinárias indicadas. “The Banshees Of Inisherin”, “The Fabelmans”, “TÁR” e “Women Talking” são grandes filmes e fico feliz com o reconhecimento que tiveram. Sem falar em outras produções, concorrendo em categorias “menores”, como “Aftersun”, “The Whale”, “The Quiet Girl”, “ EO” e “The Batman”. 

Tenho os meus favoritos, sei que eles dificilmente ganharão, mas estarei na torcida.

O que você achou deste conteúdo?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar!