Skip to main content

J.J. Gittes é um detetive particular especializado em casos extraconjugais. Ele não tem muito orgulho do que faz, não se sente à vontade “destruindo” lares, quer apenas ganhar a vida dignamente. Seu trabalho, como o próprio diz, requer uma certa sofisticação, fugindo um pouco do que estava acostumado a lidar quando era um policial em Chinatown.

Uma moça chamada Evelyn Mulwray bate à sua porta, a fim de desmascarar o marido, Hollis, chefe do Departamento de água de Los Angeles. Ele tira fotos reveladoras que aparecem nas capas dos jornais.

À tarde, Evelyn reaparece em seu escritório, querendo entender o que estava acontecendo, afinal, ela não havia contratado ninguém para espionar seu marido. Gittes percebe que caiu numa armadilha para afetar a imagem de Hollis, contrário à construção de uma enorme barragem.

Sua intuição não estava errada, poucas horas depois o chefe do Departamento é encontrado morto, afogado. O que as autoridades tratam como um acidente, o protagonista não tem dúvidas de que foi um ato cruel e minuciosamente pensado.

“Chinatown” é um dos melhores e mais influentes filmes da história do cinema. Uma obra prima com personagens riquíssimos, uma trama complexa, repleta de reviravoltas e uma mensagem dura, porém importante.

O que você achou deste conteúdo?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora. Seja o primeiro a avaliar!