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Poucas vezes eu me deparei com um personagem tão solitário, perdido, traumatizado e desesperado quanto Wade Whitehouse. Nick Nolte é grande e tem um rosto largo, mas nunca esteve tão frágil. O protagonista quer ver a sua filha feliz, quer estar perto dela. Sua ex-esposa é distante e o trata com uma frieza que faz jus às paisagens do filme. Jill não deseja ir até a pequena cidade, não gosta da comida, nem dos velhos colegas de sala, somente da mãe e de sua casa. Wade até muda a entonação vocal, porém é vencido pela insistência. Ele aciona seus advogados, precisa da custódia da filha. Por quê? Para que mais uma rusga? Ninguém o ama e os que demonstram algum tipo de interesse acabam sendo afastados por “forças maiores”.

“Affliction” é um verdadeiro tour de force ao abismo, uma jornada de um homem fracassado que acredita que está fazendo algo de relevante, quando, na verdade, está cavando um buraco ainda mais fundo. Falando dessa forma, parece que Wade é uma espécie de monstro. Não, ele é o tipo do sujeito que ri de coisas sutis, trata seus amigos com carinho e que espera se casar com uma mulher amorosa. Seu grande problema não está propriamente em si, mas nas marcas deixadas pelo pai, “carinhosamente” chamado de Pop. Interpretado por James Coburn, Glen Whitehouse é uma das criaturas mais abomináveis e assustadoras que o cinema já criou. Nós o conhecemos através de flashbacks e, rapidamente, somos transportados a uma outra realidade, uma muita mais degenerada e violenta, isso, graças ao belo trabalho de direção de Schrader, que utiliza a câmera na mão para criar um efeito caótico e planos que colocam Glen em uma posição de dominância. Wade pode tentar esconder, todavia, suas reações são bastante expressivas quando o nome de seu pai é citado. Percebemos essa influência danosa em seu convívio, seja pelo excesso de bebida e cigarros, seja pela sua maneira agressiva de lidar com situações – algo que surge mais na metade final. O protagonista guarda uma série de sensações e sentimentos em seu peito, dores que nunca foram expostas e estão prestes a explodir.  

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